Como estruturar os indicadores de desempenho!

Olá, tudo bem com você?

Chegou a hora de conversarmos sobre essa ferramenta de gestão e excelência tão importante nas nossas vidas e também para as nossas empresas.

Hoje vamos conversar sobre indicadores e o Como estruturá-lo da maneira correta.

Antes de mais nada precisamos entender…

 

O QUE É UM INDICADOR?

Indicadores são ferramentas de gestão utilizadas para medir, assegurar e acompanhar o desempenho de uma empresa. Não é possível gerenciar algo se não temos informações efetivas sobre a situação. Segundo Edwards Deming “Não se gerencia o que não se mede. Não se mede o que não se define. Não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”. Se eu não tenho essa fonte de informação não tem como evoluir. Indicador não é só cumprir um requisito, ele deve ser uma fonte de informação para tomada de decisões. Uma MEI ou uma MULTINACIONAL, precisam de indicadores, reservando suas características e proporções equilibradas, obviamente. Esse é um dos pilares dos processos como já vimos anteriormente.

 

COMO ESTRUTURAR UM INDICADOR?

É preciso ter clareza, um DADO é um número isolado, ou seja, é uma venda, um produto vendido, entregue, um cliente prospectado etc. INFORMAÇÕES é o conjunto desses dados, total vendido no mês, fabricado no mês, faturado no mês etc. e INDICADORES são a relação de uma informação com outra informação, POR EXEMPLO, um indicador de lucratividade, é a relação das informações de faturamento com aquilo que foi gasto.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS?

Em linhas gerais, podemos dizer que existem 2 tipos de indicadores, os de RESULTADO e de ESFORÇO. 

Indicador de RESULTADO é a consequência de vários esforços, pode estar ligado a um processo ou a organização como um todo. Normalmente ele tem uma meta pra ser alcançada em um determinado período. 

Indicador de ESFORÇO é a causa derivado do indicador de resultado, tem a ver com rotina diária. Tem a ver com o que eu preciso fazer para que no final do período previamente estabelecido e alcance o resultado esperado pela organização.

Por exemplo o Indicador de Vendas na maioria dos casos, é um indicador de resultado, o indicador de quantidade de reuniões, ou o indicador de clientes prospectados, ou o indicador de propostas enviadas, são indicadores de esforço, e por aí vai….

 

COMO DEFINIR A META?

Baseada no meu histórico, ousada, mas não impossível. Deve ser bem clara e contemplar no mínimo – o que? Quanto? Quando?. Temos que ter META PRA TUDO.

Por exemplo – Vender 1 milhão de reais até dezembro de 2022 / Reduzir o custo operacional de X para Y até dezembro de 2022 / Elevar o índice de satisfação de clientes de 60% para 80% até dezembro de 2022, e por aí vai.


COMO ESTRUTURAR UM INDICADOR?

Todo indicador deve contemplar no mínimo as seguintes informações:

 – Nome do Indicador;

 – Objetivo do Indicador;

 – Responsável pelo Indicador;

 – Periodicidade do Indicador;

 – Tipo do Indicador;

 – Formula de Cálculo;

 – Origem;


Por exemplo…


Indicador de Efetividade das ações corretiva

Objetivo: Elevar o índice de eficácia das ações corretivas de xx para yy até dezembro de 2022.

Responsável: Rodolfo Paludeto

Periodicidade: Trimestral;

Tipo: Resultado

Cálculo: Total de NCs encerradas / Total de NCs Eficazes

Origem: Relatório ABC / Relatório XYZ


COMO ANALISAR SEU INDICADOR?

Depois de coletar todas as informações e relatar o indicador, chegou o momento de analisá-lo. E confesso que esse ainda é um momento difícil para a maioria dos gestores, pois ainda não entenderam o que deve ser feito.

Pensando nisso, vou te passar um esquema, que é muito básico, mas que pode fazer toda a diferença no momento de analisar um indicador.

Quando os indicadores de resultado e esforço estiverem dentro da meta – Resultado OK

Quando os indicadores de resultado e esforço estiverem fora da meta – Falha gerencial, pois o esforço influencia diretamente no resultado.

Quando o indicador de resultado estiver fora e o de esforço dentro da meta – Falha estrutural, o indicador de esforço foi definido incorretamente.


Tentei aqui ser o mais simples possível, para te ajudar no dia a dia, caso tenha qualquer dúvida, deixa aqui seu comentário…

Até a próxima…

Não se esqueça do nosso encontro é toda terça as 19h, no nosso canal do YOUTUBE – Construindo a qualidade – Espero vocês!

Quer conhecer com mais detalhes, como construir um indicador de desempenho? Estruturamos uma AULA TOTALMENTE GRATUITA que vai te ajudar. Clique no botão abaixo e acesse a aula Construindo o Indicador de Desempenho.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on facebook

Posts Recentes:

O que é a ISO 9001 e para que serve?

Definir o que é “qualidade” nas indústrias exige a consideração de múltiplas variáveis. Dessa forma, existem alguns padrões de qualidade pré-definidos dos quais a ISO

Gurus da Qualidade

Os Gurus da Qualidade são pessoas que fizeram a gente chegar onde estamos e iluminam um caminho fabuloso que devemos percorrer. Vou citar aqui algumas

Conhecendo o PDCA

O ciclo PDCA é uma metodologia de planejamento e organização criada há quase 100 anos por Walter A. Shewart, mas ainda é relevante às empresas