Olá, tudo bem com você?
Chegou a hora de conversarmos sobre essa ferramenta de gestão e excelência tão importante nas nossas vidas e também para as nossas empresas.
Hoje vamos conversar sobre indicadores e o Como estruturá-lo da maneira correta.
Antes de mais nada precisamos entender…
O QUE É UM INDICADOR?
Indicadores são ferramentas de gestão utilizadas para medir, assegurar e acompanhar o desempenho de uma empresa. Não é possível gerenciar algo se não temos informações efetivas sobre a situação. Segundo Edwards Deming “Não se gerencia o que não se mede. Não se mede o que não se define. Não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia”. Se eu não tenho essa fonte de informação não tem como evoluir. Indicador não é só cumprir um requisito, ele deve ser uma fonte de informação para tomada de decisões. Uma MEI ou uma MULTINACIONAL, precisam de indicadores, reservando suas características e proporções equilibradas, obviamente. Esse é um dos pilares dos processos como já vimos anteriormente.
COMO ESTRUTURAR UM INDICADOR?
É preciso ter clareza, um DADO é um número isolado, ou seja, é uma venda, um produto vendido, entregue, um cliente prospectado etc. INFORMAÇÕES é o conjunto desses dados, total vendido no mês, fabricado no mês, faturado no mês etc. e INDICADORES são a relação de uma informação com outra informação, POR EXEMPLO, um indicador de lucratividade, é a relação das informações de faturamento com aquilo que foi gasto.
QUAIS SÃO OS TIPOS?
Em linhas gerais, podemos dizer que existem 2 tipos de indicadores, os de RESULTADO e de ESFORÇO.
Indicador de RESULTADO é a consequência de vários esforços, pode estar ligado a um processo ou a organização como um todo. Normalmente ele tem uma meta pra ser alcançada em um determinado período.
Indicador de ESFORÇO é a causa derivado do indicador de resultado, tem a ver com rotina diária. Tem a ver com o que eu preciso fazer para que no final do período previamente estabelecido e alcance o resultado esperado pela organização.
Por exemplo o Indicador de Vendas na maioria dos casos, é um indicador de resultado, o indicador de quantidade de reuniões, ou o indicador de clientes prospectados, ou o indicador de propostas enviadas, são indicadores de esforço, e por aí vai….
COMO DEFINIR A META?
Baseada no meu histórico, ousada, mas não impossível. Deve ser bem clara e contemplar no mínimo – o que? Quanto? Quando?. Temos que ter META PRA TUDO.
Por exemplo – Vender 1 milhão de reais até dezembro de 2022 / Reduzir o custo operacional de X para Y até dezembro de 2022 / Elevar o índice de satisfação de clientes de 60% para 80% até dezembro de 2022, e por aí vai.
COMO ESTRUTURAR UM INDICADOR?
Todo indicador deve contemplar no mínimo as seguintes informações:
– Nome do Indicador;
– Objetivo do Indicador;
– Responsável pelo Indicador;
– Periodicidade do Indicador;
– Tipo do Indicador;
– Formula de Cálculo;
– Origem;
Por exemplo…
Indicador de Efetividade das ações corretiva
Objetivo: Elevar o índice de eficácia das ações corretivas de xx para yy até dezembro de 2022.
Responsável: Rodolfo Paludeto
Periodicidade: Trimestral;
Tipo: Resultado
Cálculo: Total de NCs encerradas / Total de NCs Eficazes
Origem: Relatório ABC / Relatório XYZ
COMO ANALISAR SEU INDICADOR?
Depois de coletar todas as informações e relatar o indicador, chegou o momento de analisá-lo. E confesso que esse ainda é um momento difícil para a maioria dos gestores, pois ainda não entenderam o que deve ser feito.
Pensando nisso, vou te passar um esquema, que é muito básico, mas que pode fazer toda a diferença no momento de analisar um indicador.
Quando os indicadores de resultado e esforço estiverem dentro da meta – Resultado OK
Quando os indicadores de resultado e esforço estiverem fora da meta – Falha gerencial, pois o esforço influencia diretamente no resultado.
Quando o indicador de resultado estiver fora e o de esforço dentro da meta – Falha estrutural, o indicador de esforço foi definido incorretamente.
Tentei aqui ser o mais simples possível, para te ajudar no dia a dia, caso tenha qualquer dúvida, deixa aqui seu comentário…
Até a próxima…
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