Na nossa aula #002 da trilha construindo a qualidade, abordamos o tema: Tornando a AUDITORIA INTERNA uma ferramenta para a qualidade!
Primeiramente, gostaria de agradecer você que assistiu ao vivo, que assistiu depois e você que vai acompanhar a Trilha por aqui, nossa ideia é compartilhar informação de maneira que faça diferença no seu dia a dia, para que você possa modificar a sua realidade! Qualidade é algo que PRECISA ser levado a sério, mas antes a gente precisa entender o que é ser sério né!? E é isso que vamos falar nas nossas aulas, com a pretensão de usar situações do dia a dia, da minha experiência e vivência ao longo de todos esses anos trabalhando diretamente com a qualidade e claro, dos nossos mais de 500 alunos em todo o no Brasil, sempre buscando trazer informações uteis e quebrar paradigmas que nos afastam da verdadeira QUALIDADE!
Vamos juntos?
Iniciamos com a máxima que QUALQUER EMPRESA QUE tenha como anseio atingir objetivos PRECISA utilizar a AUDITORIA INTERNA como ferramenta do dia a dia, gerando valor em todo os seus processos. É preciso SIMPLIFICAR a ideia de auditoria, é necessário que possamos ENXERGAR no que a gente pode melhorar e principalmente o que a gente faz com EXCELÊNCIA, isso é fundamental e quebra os paradigmas, valorize as coisas boas também, comemore o que sua empresa faz muito bem!
O que é auditoria? Qual o objetivo? Como planejar! Como conduzir? Como concluir? Segue o fio…
Auditoria é um processo, uma atividade sistemática, com começo, meio e fim, que tem por objetivo encontrar/ constatar evidências objetivas da conformidade na execução dos nossos processos. É o momento de verificarmos se aquilo que foi definido em nossos processos está acontecendo. E definitivamente, não é o corredor da morte como alguns costumam definir! É preciso quebrar esse ciclo, não é uma situação ruim, é uma possibilidade de melhora!
Sem controle dos processos não há gestão, isso é um FATO! Quem não controla definitivamente NÃO GERENCIA, como já dizia o JURAN e quem não gerencia, NÃO MELHORA e quem não busca melhorar JÁ FICOU PRA TRÁS!
- Existem 3 tipos: internas ou de 1ª parte – que a própria empresa conduz – é a BASE para um SISTEMA DE GESTÃO, através de seus colaboradores.
- Auditoria de partes interessadas ou de 2ª parte – conduzida por um cliente ou vice e versa.
- Auditoria externa ou 3ª parte – obtenção de certificação ou acreditação.
As diretrizes de 1º e 2ª parte são da norma 19011:2018 – ela não define requisitos, somente diretrizes de como conduzir a auditoria corretamente.
Nunca limite a auditoria somente para cumprir requisito, não torna-lá uma rotina na empresa é um erro – auditoria é FERRAMENTA e não pode se tornar uma “caça às bruxas”.
Determine o objetivo e o escopo, os critérios, os métodos (amostragem, entrevistas, presencial, remoto, analisar dados, preencher listas de verificação), os membros da equipe que vão participar (auditor líder, competência global, competência específica,), gerencie o programa e seus resultados e por último determine e avalie os riscos e oportunidades.
Sobre BOAS PRÁTICAS: Fazer reunião de abertura e encerramento, lembrando que isso não é REQUISITO, mas é uma excelente opção pra conhecer auditor/auditado, ajustar objetivos, anseios, ajustar o processo para que fique de forma mais assertiva possível.
Nunca induza o auditado ao erro, nem limite a resposta ao SIM OU NÃO, não faça perguntas PROVOCATIVAS, não faça perguntas MULTIPLAS. Faça perguntas ABERTAS – Mostre me como isso funciona? – perguntas ELUCIDATIVAS – Fale mais sobre isso! Seja claro, seja um bom ouvinte, solicite e direcione de forma construtiva, lembre se que a pessoa do outro lado pode estar nervosa e pode se atrapalhar e o objetivo é encontrar evidências
Auditoria só acaba quando a próxima COMEÇA, quando essa constata que as soluções que foram definidas acontecerem. Não termina no relatório. Isso é FUNDAMENTAL para construir uma CULTURA DE QUALIDADE ASSERTIVA!
Até a próxima…
Nosso encontro é toda terça as 19h, no nosso canal do YOUTUBE – Construindo a qualidade – Espero vocês!